Índia Imembuí
Construída em novembro de 1996 para ser vendida ao município de Santa Maria, cuja as lendas de sua fundação remetem a Índia Imembuí, essa grande obra do Prof. José Machado teve como matéria prima peças de sucata de bicicleta e automóvel atingindo 6,5 metros de altura.
Antes de ir a Santa Maria, a estátua ficou em exibição por 2 meses no centro de Caçapava do Sul em frente a Igreja Matriz. Após ser transportada a Santa Maria, a negociação se desfez e a estátua não foi comprada sendo realocada em um ferro velho na saída da cidade.
Após alguns anos, em determinada ocasião, o Sr. Paulo Evaerte Ricalde de Freitas soube da situação em que a obra se encontrava e entrou em contato com o Prof. José Machado negociando a retomada da estátua, como patrimônio histórico e artístico cultural de Caçapava do Sul. Em 2002 após os esforços somados para trazer a estátua, a Índia Imembuí foi fixada inicialmente na Rua Riachuelo, 541 , onde Sr. Paulo havia reformado uma casa centenária da família, no estacionamento e logo passou a ser referência para visitações e fotografias da comunidade local.
Em maio de 2008, Sr. Paulo a transferiu para outro terreno seu, a então recém criada Chácara do Forte, onde foi fixada em um belo mirante dentro da propriedade, passando a ser um ponto turístico para a cidade e um grande ícone para o projeto. A Índia Imembuí mira sua flecha para a faixa oeste da cidade diante de um paisagem única que Caçapava do Sul oferece.
Foto: Johnatan Osório
Outras obras do Prof. José Machado:
Guerreiro Farrapo – de fronte ao quiosque municipal.
Pipa do Noca – Praça do CTG Sentinela dos Cerros.
Fonte: https://maps123.net/