A história da Chácara do Forte

Onde se localiza a Chácara do Forte outrora era um terreno sem edificações, o terreno era arrendado para o pastoreio de vacas. Na data de 20 de setembro de 2000, o terreno foi adquirido pelo Sr. Paulo Evaerte Ricalde de Freitas e sua esposa, a Sra. Deise Rosa Teixeira. Devido a sua exuberante natureza, paisagem e proximidade com a cidade despertou a possibilidade de grandes sonhos e projetos. 

 

Inicialmente o espaço foi utilizado para confraternizações familiares, sendo construído um quiosque aberto, banheiro, churrasqueira e o acesso à área em março de 2002. Em dezembro de 2006 surgiu a oportunidade perfeita para o início do projeto Chácara do Forte: a mudança de sua irmã Rita e seu cunhado Erni da grande Porto Alegre para Caçapava do Sul, dando assim, vida ao projeto de empreendimento rural, associado ao turismo rural e ecológico. Em janeiro de 2007 o projeto se consolidou com a construção da pousada, do salão de eventos e da residência de moradia de D. Rita e Sr. Erni.

 

O espaço traz em sua identidade o prestígio da comunidade e a valorização do patrimônio histórico local, tendo como diretriz a proximidade com o Centro Histórico da Cidade e o Forte Dom Pedro II, inspiração para o nome deste projeto. 

 

A obra durou 10 meses e em 09 de novembro de 2007 a Chácara do Forte acolheu seu evento inaugural, o Congrega da URCAMP prestando seus serviços de hospedagem e alimentação. Em 15 de novembro de 2007 houve o Encontro da família "Cunha de Freitas", com a capacidade máxima do salão e desde então a Chácara do Forte seguiu se fortalecendo enquanto empreendimento de hospedagem de visitantes e eventos de amplos segmentos: casamentos, festivais, gravações de emissoras televisivas, confraternizações familiares, grupos de atividade esportiva, entre outros.

 

O projeto tem como essência preservar o meio ambiente e proporcionar uma experiência única aos turistas que frequentemente visitam o espaço, honrando a cultura do pampa gaúcho, gerando grandes amizades e vivências que Caçapava do Sul e a Chácara do Forte proporcionam aos seus visitantes de todos lugares do planeta.

índia Imembuí - Chácara do Forte
Chácara do Forte - Caçapava do Sul